segunda-feira, 31 de agosto de 2009

As criticas servem para engrandecer o ser humano

Nunca imaginei que o futebol de Alagoas fosse chegar a determinado ponto, com alguns torcedores deixando de se preocupar com seus respectivos “clubes” para passar a fazer comentários que não desrespeita a um simples torcedor que em sua maioria, sequer compra ingresso para ir aos jogos e só sabem apenas criticar.

O torcedor verdadeiro é aquele que além de comprar seus ingressos ainda colabora com o time, como alguns torcedores do CRB e CSA que vivem dando a cara para baterem, mas apenas com uma intenção: A intenção de fazer com que o seu clube de coração seja grande e tenha o seu verdadeiro espaço.

Mas, no entanto, o que nós observamos é que são alguns torcedores xereta que por trás de alguma ferramenta que a tecnologia oferece, fazem de tudo para aparecer.

Sobretudo, sabemos que é apenas um pequeno grupo que sequer é notado, talvez estes “torcedores” criticam a imprensa por um simples erro devido à velocidade da informação, sem ser necessário participar de projetos educacionais, ao contrário de alguns torcedores que necessitam ser excluídos dos estádios pelas por algumas ações irresponsáveis cometidas.

Sem demagogia, sempre achei que o maior patrimônio que um clube de futebol tem é a sua fiel torcida, mas será que alguns torcedores sabem a sua força, ou até mesmo sabem qual o seu verdadeiro papel?

Em meio a tantos críticos que existem escondidos, às vezes até trocando nomes e usando apelidos, gostaria de relembrar uma frase Oscar Wilde:
“O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade."

No entanto, além da frase do jornalista Oscar Wilde; resolvi deixar mais algumas frases para os críticos torcedores refletir:

"O jornalismo é, antes de tudo e, sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter."
( Cláudio Abramo )

"Jornalismo é literatura com pressa."
( Matthew Arnold )

"A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo."
( Alberto Dines )

Nenhum comentário:

Postar um comentário